Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial

Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é a especialidade que tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão do diagnóstico e tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas.


Não é raro que pacientes acometidos pela Disfunção Temporomandibular e/ou Dor Orofacial (DTM e DOF) tenham se consultado com profissionais de diversas áreas da saúde sem alcançar êxito no tratamento administrado.


As áreas de competência para atuação da especialidade incluem: diagnóstico e prognóstico das dores orofaciais complexas, particularmente aquelas de natureza crônica; diagnóstico e prognóstico das disfunções temporomandibulares; interrelacionamento e participação da equipe multidisciplinar de dor em Instituições de Saúde, de Ensino e de Pesquisa; realização de estudos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais das disfunções temporomandibulares e dores que se manifestam na região orofacial; e,controle e tratamento das dores orofaciais e disfunções temporomandibulares, através de procedimentos de competência odontológica.


Assim sendo, são atribuições do especialista em DTM e DOF o diagnóstico e tratamento das alterações ocorridas nas articulações temporomandibulares, bem como das dores na face e/ou cabeça, irradiadas ou não. O especialista buscará alcançar um diagnóstico preciso e tratamento eficaz, adotando medidas que visam evitar complicações como a cronificação da dor, cuja pesquisa é complexa devido à sua subjetividade.


Em meio a uma gama de sinais e sintomas existentes, como dificuldade para abrir e ou fechar a boca, ruídos articulares, entre outros, o profissional obterá o diagnóstico para então determinar o tratamento a ser empregado, que poderá variar de um caso para outro.


Os tratamentos conservadores como a mudança de hábitos, terapia física, terapia medicamentosa e placas interoclusais são os tratamentos instituídos para a grande maioria dos pacientes, salientando que os procedimentos cirúrgicos, sob a ótica do especialista em DTM e Dor Orofacial só são empregados em raríssimos casos.

 


Marque uma consulta
Trabalhamos de forma integrada, discutindo com cautela caso a caso para que o melhor tratamento seja indicado.
Marque sua consulta
Tratamentos
Copyrigh ©2024 | Tks Criativa