
Implantodontia é a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.
As áreas de competência para atuação do especialista em Implantodontia incluem: diagnóstico das condições das estruturas ósseas dos maxilares; diagnóstico das alterações das mucosas bucais, e das estruturas de suporte dos elementos dentários; técnicas e procedimentos de laboratório relativos aos diferentes tipos de prótese a serem executadas sobre os implantes; técnicas cirúrgicas especificas ou afins nas colocações de implantes; manutenção e controle dos implantes; realização de enxertos ósseos e gengivais e de implantes dentários no complexo maxilo-facial.
A instalação de implante passa por: primeira consulta para estabelecer um plano de tratamento; retorno com exames complementares; moldagens para confecção de guias; instalação do implante e retorno do pós-operatório.
Como sabemos, esta terceira dentição precisa dos mesmos cuidados que a original. E pode ser perdida se o paciente for negligente com sua saúde bucal e não observar as indicações do profissional para manutenção do tratamento odontológico e prevenção de riscos e eventuais danos.